O Dia de Reis – 06 de janeiro!

Hoje, dia 06 de janeiro, é Dia dos Reis (Magos) em comemoração ao dia em que Jesus recebeu a visitar de Belchior, Gaspar e Baltazar com seus presentes: ouro, que representava a natureza real do recém-nascido, incenso, que representava sua natureza divina, e mirra, um composto embalsamador que representava seu futuro sofrimento e morte (fonte). Esse dia também representa o fim das comemorações de Natal (com exceção das Filipinas, onde o Natal é comemorado até o dia da Procissão do Cristo Negro, dia 09 de janeiro).

Não me lembro de comemorar esse dia no Brasil; lembro que esse era o dia que tínhamos que tirar os enfeites de Natal (que, na minha casa, acabavam ficando até fevereiro, tamanha era a preguiça de desmontar a árvore! Hehe!). Em países de língua hispânica, no entanto, esse dia é bastante comemorado.

Na Espanha, o dia dos Reis chega a ser mais comemorado que o próprio Natal: lá, por exemplo, não é o bom velhinho aquele que recebe as cartas de pedidos das crianças, mas sim os Três Reis. Na véspera do dia 06, os Reis chegam a todas as cidades e povoados espanhóis através de um desfile conhecido por Cabalgada de los Reyes Magos, no qual eles são recebidos na cidade. Dessa forma, as crianças, que deixaram seus sapatos perto das portas ou das janelas, asseguram que receberão seus presentes. Junto com seus sapatos, elas também deixam também doces para os Reis e comida ou água para os camelos.

Vamos combinar que, conhecendo um pouco da história do menino Jesus, faz sentido que aqueles que distribuam os presentes sejam os Reis Magos e não o Papai Noel que nada teve que ver com o seu nascimento. Pelo que eu li, a origem do Papai Noel (ou Pai Natal, em Portugal – sim, o nome muda) é o Santo Nicolas, um bispo grego que distribuía presentes para crianças na região de Myra. Quanto mais leio sobre o tema, mais acredito que o Natal é, na verdade, uma mistura de celebrações, mas costumava gostar bastante dessa época do ano… Até que sai do Brasil, não passava mais o Natal com a minha família e me tornei um pouco Grinch. =)

De volta ao Dia de Reis… Nesse dia, na Espanha e em Portugal, se costumam comer o Roscón de Reyes, uma rosca doce, coberta com frutas cristalizadas e açúcar e, tradicionalmente, recheada com nata (ou seja, chantilly), embora ela possa ser recheada de creme. Com o roscón, vem uma coroa e nele estão escondidas duas coisas: um boneco (ou uma prenda) e uma fava. Quem receber o pedaço com o boneco é considerado o rei; aquele que comer o pedaço com a fava deverá pagar o roscón do próximo ano. No México, a tradição do roscón também existe, mas dentro dele só encontramos a prenda.

Roscón de Reyes com Nata

Roscón de Reyes com Nata

Esse ano, não cheguei a passar o Dia de Reis na Espanha (já estou de volta a Manila), mas, o roscón é vendido durante toda a época natalina nas padarias e supermercados então, o comi. Em 2011, quando, de fato, passei esse dia em Barcelona (estava lá por três meses), me tocou o boneco e virei a rainha! Esse ano, no entanto, me tocou a fava. Mas como, segundo o que eu li, terei que pagar o roscón do próximo ano, a fava, foi para mim, um elemento de sorte já que para poder pagá-lo, terei que comemorar esse dia no país! 😉 Hehe!

Nesse dia também é o sorteio da Loteria del Niño, similar em popularidade ao Gordo, a loteria do Natal cujo sorteio ocorre no dia 22 de dezembro. Em cada cidade, há uma lotérica especial, considerado o local de sorte porque teve muitos de seus bilhetes premiados. Em Madrid, esse lugar é o Doña Manoelita, na Calle del Carmen, entre os metrôs Callao e Puerta del Sol. Cada décimo de bilhete custa 20 euros (sim, é caro) e o prêmio máximo do Niño é de 200 mil euros. Ninguém, na Espanha, fica milionário por causa de loteria, algo que acho bastante justo.

Assim como não existe um espanhol que deixe de comprar o Gordo, acredito que a maioria (para não dizer todos) também compra o Niño, afinal nunca se sabe quando a sorte vai chegar – as portas só têm que estar abertas. Estava eu caminhando pelo centro de Madrid, fazendo minhas compras finais antes de voltar para a Ilha de Lost, quando vi uma barraca vendendo bilhetes. Um número chamou minha atenção e o comprei! Embora não tenhamos ganhado o grande prêmio, ganhamos algo! Adoro inícios felizes de ano!

O bilhete... Quase! =) ...E 2015 começa feliz! Uhuuu!

O bilhete… Quase! =) …E 2015 começa feliz! Uhuuu!

Bom, é isso! Que os Reis tragam um ano doce, com metade da loucura de 2014 e o dobro de sorrisos! Um feliz 2015!

Creative Commons License
Trotamundos by Tati Sato is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at https://tatisatotrotamundos.com/

Anúncios

2 comentários sobre “O Dia de Reis – 06 de janeiro!

  1. Oi Tati! Saudações cordiais! Gostei da tua observação acerca das comemorações do Cristo Negro, nas Filipinas. Eu também desconhecia esse evento religioso até ter a oportunidade de conhecer Dumaguete em Negros Oriental. Aliás, foi uma viagem maravilhosa. Fui muito bem acolhida. Desde fevereiro de 2014, venho pesquisando uma oportunidade de trabalho naquele país. Eu adorei as Filipinas! Gostaria de participar de projetos voluntários (tenho experiência nisso) ou outro trabalho que garanta a minha dignidade. Não tenho necessidade de muita coisa para viver feliz. Quero apenas fazer uma experiência naquele arquipélago lindo. Quanta água! Quanto peixe! Um abraço e muito sucesso pra você!!!

    • Oi Lucimar! Muito obrigada pela sua mensagem e carinho! Bom, aqui há muitas oportunidades para se trabalhar em ONGs, mas acredito que a maioria delas seja européia ou americana; de brasileira, conheço a Pastoral da Criança que oferece oportunidades para isso.
      O arquipélago é muito bonito e a variedade de coisas lindas para se ver é incrível. Mas existe uma diferença muito grande entre viver e morar aqui…
      Mas venha. Não deixe minhas palavras influenciarem na sua decisão: escolha o trabalho e venha de coração aberto. Assim como eu tive dificuldade, conheço outras centenas de pessoas que não deixariam esse país por nada.
      Um beijo e tudo de bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s