O dia de Reis: dos presentes ao roscón

O Dia de Reis na Espanha é quase tão importante quanto o Natal para quase todo o resto do mundo ocidental – para não generalizar. Embora o “bom velhinho” esteja ganhando mais e mais espaço no coração das crianças, aqui, o esperado desde sempre é que o presente seja entregue pelos Três Reis Magos: Belchior, Baltasar e Gaspar.

Acho que faz sentido e é uma ilusão bem bonita. Os Reis Magos chegam a cada cidade e povoado espanhol no dia 5 de janeiro em um desfile ao que assistem todas as crianças. O tamanho do desfile dependerá do orçamento da prefeitura de cada município, mas sempre haverá Belchior, Baltasar e Gaspar assim como também seus ajudantes, que jogarão doces de seus carros alegóricos para as crianças. Esse desfile se chama Cabalgata de los Reyes.

Após a Cabalgata, as crianças, que escreveram suas cartinhas para Belchior, Baltasar e Gaspar, voltam às suas casas e abrem os presentes que foram deixados pelos Reis enquanto comem o tradicional roscón e tomam chocolate quente.

Vou dividir agora o post em duas partes: os presentes e o roscón.

Os presentes dos Reis Magos:

As crianças sempre escreveram cartas para os Reis e/ou para o Papai Noel com seus pedidos e ilusões. Para mim, parece um absurdo esperar que os pais comprem dois bons presentes em menos de 15 dias, mas é a época que os comerciantes de brinquedos mais vendem – se estima que 65% de toda a venda anual de brinquedos ocorre entre outubro e o Dia de Reis. Particularmente, de uma forma egoísta, acho sacanagem que personagens fictícios ganhem todo o crédito pelo dinheiro desembolsado, mas eu entendo a ilusão dos Reis e do Natal que se deseja criar. No entanto, para mim, o mais absurdo é pensar naquelas crianças cujos pais não podem dar um presente qualquer. “Querido, os Reis – ou o Papai Noel – não entregaram o presente, mas não foi porque você não foi bom, mas… Eles se perderam?” Cara, quebra meu coração quando penso nisso.

Assim como no Brasil, aqui há algumas associações que tentam amenizar essa situação e transformar o dia de Reis de todas as crianças em um dia feliz. Algumas dessas associações são Ningún Niño Sin Sonrisa e Juguete Solidario, que recolhem brinquedos, novos e antigos, na cidade de Madrid e os distribui durante as festas de Natal e Dia de Reis, Bicicletas Sin Fronteras, que se dedica a entregar bicicletas a pessoas sem recursos para que possam se locomover e funciona não somente na Espanha, mas também no Senegal e Índia, Juega Terapia tem como objetivo arrecadar consoles, tablets e videogames para áreas pediátricas de hospitais, auxiliando a recuperação das crianças e Comparte y Recicla que recolhe brinquedos para doá-los a associações beneficentes na Espanha. Há também a Cruz Roja (Cruz Vermelha) e o Regalo Azul da UNICEF, que é a doação de suprimentos reais a crianças necessitadas na forma de presente.

A maioria das associações mencionadas aceitam doações durante todo o ano, mas as campanhas são incentivadas na época natalina.

O Roscón de Reyes:

Como comentei no meu post em 2015 e escrevi para a revista Bossa em 2016, outra grande tradição do dia de Reis é o roscón de Reyes, que poderia ser traduzido para rosca de Reis no português brasileiro – em Portugal, ele é chamado de bolo de Reis.

roscón de reyes, bolo de reis, tradição espanhola, comida espanhola Natal

Uma rosca de Reis tradicional!

Essa rosca é, tradicionalmente, feita com água de laranjeira e coberta com frutas cristalizadas e açúcar e recheadas com chantilly, creme pasteleiro ou creme de chocolate. Hoje em dia, há versões gourmet desse tradicional doce da época natalina e podem ser encontrados roscas recheadas com marrom glacê, morango e champanhe e até há roscas salgadas para essa data.

Dentro da caixa da rosca, costuma vir uma coroa de papel. No recheio, haverá duas figuras: um boneco e uma fava. Quem receber o boneco no seu pedaço, será o rei ou rainha do dia e poderá usar a coroa. Quem receber a fava, segundo a tradição, deverá pagar a rosca do ano seguinte.

As roscas tradicionais são vendidas em todas as padarias e supermercados durante todo o mês de dezembro e o começo de janeiro, mas os sabores gourmet são vendidos em apenas alguns lugares. Os preços variam e os sabores também. Particularmente, a rosca não é meu doce favorito, nas suas formas tradicionais. Tenho vontade de provar os sabores gourmet e tenho MUITA vontade de provar os salgados. O dia que provar, escrevo sobre eles!

Com mais presentes, a rosca e o chocolate quente, a época natalina se acaba em território espanhol.

Creative Commons License
This work by Trotamundos by Tati Sato is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Based on a work at https://tatisatotrotamundos.com/.
Permissions beyond the scope of this license may be available at https://tatisatotrotamundos.com/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s