Trotamundos e o Mundo Segundo os Brasileiros: o Encontro à Moda Filipina!

Em janeiro, tirei um dia de folga para filmar para O Mundo Segundo os Brasileiros, um programa transmitido pela Band que segue o mesmo formato de Españoles en el Mundo, do canal de televisão espanhola RTVE. Caso vocês não conheçam o formato do programa, ele mostra algumas cidades do mundo, através do ponto de vista de quem mora lá.

Eu, que amo viajar e sempre gostei da idéia do Españoles en el Mundo (adorei o episódio que eles fizeram de São Paulo), achei o máximo quando ele começou a ser produzido no Brasil. E, ano passado, soube que eles viriam a Manila.

Entrei em contato com a produção, preenchi o formulário e esperei. Então, em janeiro, eles vieram e, embora o programa enfoque em coisas além do turístico, fui com eles a Villa Escudero, uma plantation de cocos, localizada em San Pablo, na região de Laguna, a 1,5h de carro de Metro Manila, dependendo do trânsito.

Vou confessar que eu gostaria amaria ter ido ao Greenhills para ver minhas tão amadas pérolas, mas não rolou – eles já tinham escolhido o Christopher. Eu tinha sugerido o Taal Lake e Tagaytay, onde tinha ido milhares de vezes, mas eles escolheram outra menina e perguntaram se eu não me importava em ir a Villa Escudero. A resposta foi “para nada!”, afinal, sempre quis ir para lá e nunca tive a oportunidade!

villa escudero_trotamundosbytatisato

Já disse milhares de vezes que viajar pelas Filipinas é duro. Eu não tenho a menor idéia como se faz para chegar à Villa Escudero em ônibus, por exemplo, e nem sei se há: quando liguei para lá, nos passaram o contato de uma companhia locadora de carros (com motorista – aqui, em geral, quando se aluga um carro, o motorista também está incluído no preço) e fomos.

A Villa Escudero, como disse, é uma plantation de cocos ainda ativa, mas cujos donos (os Escudero) decidiram transformar em um ambiente para turistas também. Isso foi uma ótima sacada porque o lugar é bem agradável para se passar o dia, além de ter um restaurante em uma cachoeira!!!

restaurante waterfalls (02)_villa escudero_trotamundosbytatisato

Sim, isso mesmo, as mesas do restaurante ficam aos pés da cachoeira artificial, gerada pela hidroelétrica (a primeira funcional do país – os Escudero eram muito visionários!) que foi construída para fornecer energia para a manufatura do coco desidratado. Aliás, quando se busca “Filipinas” no Google é comum que a imagem desse restaurante apareça.

restaurante_waterfalls (equipe)_villa escudero_trotamundosbytatisato

Aprendi bastante coisa sobre cocos naquele dia… Eu vi os trabalhadores subindo nos coqueiros para retirar cocos e eles contaram que do coco se aproveitava tudo, desde a raiz até as folhas, usadas para decorar o buffet do restaurante e os carros puxados pelos carabaos, ou seja, os búfalos de água das Filipinas. Eles disseram também que do mesmo coco se podia extrair água ou leite; o que variava era a idade do coco (os mais maduros produziam leite) e eles nos mostraram como o leite era extraído, usaram a casca do coco para coá-lo e eu provei leite de coco fresco, o mais fresco que jamais provaria.

restaurante_waterfalls_villa escudero_decoracao_trotamundobytatisato

Nos fins de semana e feriado, há shows folclóricos, com danças e músicas. Como fomos em uma segunda-feira, não havia shows, mas isso não os impediu de tocas os instrumentos e tentarem me ensinar como se toca um instrumento mega-diferente de origem islâmica que falhei absurdamente. Aliás, escreverei sobre o tema (islamismo) no mês que vêm no Brasileiras pelo Mundo!

instrumentos musicais_villa escudero_trotamundosbytatisato

Adorei todo o dia e me diverti muito. Honestamente, foi um dia bastante longo e cansativo, mas valeu a pena! Porque, além de conhecer um lugar que queria muito, amanhã, dia 27 de maio de 2014, estarei no programa! Não sei quanto tempo aparecerei, mas o dia foi bem legal e vocês poderão escutar minha voz de taquera rachada na televisão! Hehe!

 

Creative Commons License
Trotamundos by Tati Sato is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at https://tatisatotrotamundos.com/

Anúncios

7 comentários sobre “Trotamundos e o Mundo Segundo os Brasileiros: o Encontro à Moda Filipina!

  1. Tati, tô louca pra te ver no programa, mas vou ter de esperar o vídeo no YTB. Não tenho nenhum canal brasileiro. Buá! 😦
    Tenho certeza de que irei me divertir e viajar contigo. 😉
    Beijos.

    • Lindona, eu tampouco tenho televisao brasileira… Vai ter que ser pelo canal online da Band ou pelo YouTube! Hehe!
      Gata, estou E-NOR-ME! Haha! Sabia que o bacanal gastronomico no Brasil no final do ano passado cobraria seu preco! Haha!
      Espero que voce curta!!! ❤
      Beijos

  2. Olá Tati, assisti ao programa e amei o restaurante na cachoeira, não conhecia Filipinas. Meu sonho é trabalhar no Oriente, sou contadora também com MBA em Gestão Financeira, mas parei de estudar inglês no nível intermediário e sei que jamais teria oportunidade fora do Brasil, mas quem sabe um dia. Tudo de melhor para você. Bjão

    • Oi Flávia! Obrigada por ter assistido e por ter lido ao blog! Então, sério mesmo, não desista! Conheço muita gente com o inglês below basic que tem emprego na área de contabilidade por aqui.
      Quando vamos morar no exterior, precisamos de coragem. E só. Fiz minhas malas com 29 para realizar o sonho de morar no exterior e fui parar na Irlanda, onde passei belíssimos três anos. Depois, vim parar nessa ilha de Lost, de onde fui enviada a Espanha, onde passei seis meses, com o espanhol básico e agora o falo com certa fluência, o suficiente para trabalhar com o mercado espanhol!
      Aprender idiomas não é fácil. É necessário disciplina e esforço. Mas tudo que vale a pena na vida precisa de cuidados, não é mesmo? Tem aqueles que têm mais facilidade, mas tem que se trabalhar para que se atinja um nível além do mediano… Eu, por exemplo, quando aprendi o espanhol, li muito para aprender a construção de frases. Ainda que os dois idiomas sejam bem parecidos, há diferenças enormes na forma como se utilizam os verbos e na construção de frases!
      Gata, pensa bem. Ou não pensa e tenta! Vale a pena! =)
      Um beijo enorme!

  3. Esclarecedora como sempre!!! Sugiro à BAND, uma reportagem completa sobre as Filipinas, tendo você como apresentadora!
    Maraming salamat po!
    Fernando Santos
    Recife – PE

    • Haha! Fernando, mega-obrigada pelos elogios!!! Imagina! Iria adorar se a BAND patrocinasse uma super viagem pelas Filipinas para que eu pudesse apresentar o que há de bonito nesse país para vocês!!! Manila é meio lixo – sou honesta, mas tem tantos lugares que valem a pena!!! Vamos começar um abaixo-assinado já! Haha! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s