Então é Natal… 2013 em Retrospectiva

feliz_2014_manila_trotamundos_tatisato

Então é Natal. E em um piscar de olhos, mais um ano se termina. Um ano carregado de emoções, aventuras e aprendizados… Porque, a cada loucura, a cada momento que tive vontade de desaparecer, cresci um pouco.

E assim, mais um ano se acaba… Dia 21 foi o solstício (de verão para o hemisfério sul e de inverno para o hemisfério norte) e, para mim, esse dia é bastante especial porque sempre faço um balanço do semestre que passou.

O segundo semestre de 2013 foi muito melhor que o primeiro porque ele foi mais tranquilo. O primeiro semestre do ano foi pesado, cheio de loucuras emocionais e minha multipolaridade. No primeiro semestre, me senti como no filme “Identidade” (Identity, de James Mangold). Quem não o assistiu, é um ótimo thriller e vale a pena.

FYI, acho que a Psycho-Tati não morreu. Ela continua adormecida e, de vez em quando, preciso alimentá-la com junk food para que ela não saia do controle. Acontece.

Voltanto a retrospectiva do meu ano. 2013 foi um ano duro, mas ainda assim, fantástico. Acredito que somos responsáveis por fazer nossos anos valerem à pena, não importa o quão duro e o quão cheio de loucuras emocionais ele tenha sido. Esse ano, a grande cereja de um sunday que teve algo de amargo foi o total de três meses que pude passar em minha terra Natal, primeiro em janeiro e depois de setembro até novembro . Comi horrores, engordei um absurdo (só uma gordola oficial consegue engordar 8kgs em 10 semanas! Ha!), mas passei bastante tempo com a minha amada família, vi e revi amigos, conheci pessoas maravilhosas, reencontrei pessoas incríveis, enfim, me diverti muito!

Desde que parti do Brasil e decidi me tornar uma cidadã do mundo, nunca havia passado tanto tempo em São Paulo como fiz nesse ano. Acho que só quem mora no exterior há algum tempo sabe o valor desses momentos mega-especiais…

Nesse tempo, tive a linda oportunidade de redescobrir meu país. E amei fazê-lo. Visitar o Rio de Janeiro (que continua lindo) e Salvador (e sua colorida alegria) foram experiências incríveis. Nunca imaginei que pudesse sambar na quadra da mangueira ou comer o tradicionalíssimo acarajé da Dinha. E meu país ainda tem tanto a oferecer!!! Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina, Distrito Federal, a cidade linda de Santo Cristo… Qual será meu próximo destino em terras-Brasilis?

nosso_senhor_do_bonfim_trotamundos_tatisato

Este slideshow necessita de JavaScript.

Passar tanto tempo no Brasil foi a grande cereja. Mas esse sunday foi bem saboroso… Fui convidada para ser a editora-assistente de Brasileiras pelo Mundo, um blog do qual tenho muito orgulho em fazer parte (obrigada, Ann Moeller, amada!!!) porque reúne mulheres lymdas desse mundo inteiro, mulheres que fazem acontecer, o Trotamundos cresceu em audiência (eba!!!) e, além das viagens para o Brasil e na Toca do Coelho (minhas viagens internas), viajei muito. Conheci uma parte da China (Xiamen), passeei por uma das minhas cidades favoritas no oriente, com uma amiga queridíssima (Hong Kong), conheci a colônia portuguesa no oriente onde não se fala o português, mas se vende pastel de nata nas padarias locais (Macau), além de ter viajado pela primeira vez em Business Class (luxo!) e conhecido lugares incríveis dessa ilha de Lost, como Malapascua, El Nido, Zambales (ainda que eu tenha ido acampar!) e Gota Village em Caramoan.

Termino 2013 muito agradecida por todas as oportunidade que tive. Mais que pelas oportunidades, sou agradecida pelos momentos lindos que vivi. Espero que 2014, o meu terceiro ciclo chinês na terra, seja um ano mais fluido e mais tranquilo. E que ainda assim, seja um ano recheado de realizações pessoais e profissionais. Que o Trotamundos siga crescendo e que o Brasileiras pelo Mundo siga em ascenção. Que as musas continuem me inspirando e que eu continue a viajar pelos lugares mais lindos desse nosso mundo.

Eu desejo para você, que terminou de ler essa retrospectiva, todas as realizações do mundo. Desejo que ainda que você veja o mundo pelo Trotamundos, através dos meus olhos, passe também a olhá-lo através dos seus porque nada substitui a experiência. Me despeço com uma frase que amo de Amir Klink:

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Um beijo e até 2014!

Creative Commons License
Trotamundos by Tati Sato is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at https://tatisatotrotamundos.com/

Anúncios

Um comentário sobre “Então é Natal… 2013 em Retrospectiva

  1. waauuuuuuuuuu! Feliz natal amiga, e como referi anteriormente, que tenhas um 2014 a galope com altas ainda maiores! lindo texto mais uma vez (valera a pena repetir) Jinhos!

    p.s. – vou roubar a frase de Amir Klink, apresentada por ti nesse texto … tenho boa gente que continua sem entender 😀 …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s