Nomes Estranhos… Gente Esquisita?

Uma vez, há muitos anos, recebi uma lista com os nomes estranhos que tínhamos no Brasil. Nessa lista, constava nomes como Um Dois Três de Oliveira Quatro, Letisgo (de Let’s Go) e outros que somente uma pessoa com a mente hiper-criativa poderia imaginar… Ou nem isso.

Aqui, nas Filipinas, me deparei com nomes tão estranhos ou ainda mais… Os nomes me parecem tão surreais que decidi fazer uma listinha e colocá-los no Trotamundos, no formato de histórias…

Fui a uma entrevista de trabalho. Antes da entrevista, recebi um e-mail que continha o nome das pessoas que me entrevistariam. Uma delas, se chamava Baby. Seu nome era Baby. Imediatamente, lembrei-me da frase “nobody puts Baby in a corner” (algo como “ninguém deixa a Baby de lado”) de Dirty Dancing e me imaginei se o Patrick Swayze estaria na reunião também.

No mesmo período, mandei meu curriculum para o RH de uma companhia. O nome da pessoa de contato era Princess. Princess, de princesa. Sério, que pai dá o nome de Princess para a filha? Seria aquele tipo que quer ter sua pequena Princesa ao seu lado para sempre? Ou será que a mãe foi influenciada pelos contos de fada (bogus! Um dia comento sobre eles) e pela Disney? Será que um quis dar o nome de Cinderella e outro de Branca de Neve e, como não conseguiram chegar a um acordo, decidiram chamar sua linda bebê de, simplesmente, Princess?

princesa trotamundos tatisato

Já ouvi outros nomes bem estranhos também. Entre eles, está Lady. A primeira vez que me disseram “fala com a Lady”, imaginei que falaria com uma cocker spaniel dourada com lacinhos azuis nas orelhas, como a Lady do Lady & the Tramp (a Dama e o Vagabundo). Pensei na cena do macarrão… Honestamente… Sei que a minha imaginação faz hora-extra sem eu pedir, mas os nomes que eu escuto são ótimos…

lady and the tramp trotamundos tatisato

Minha endocrinologista se chama Mary Queen (of Scots, ou Mary, a Rainha dos Escoceses) e a presidente da companhia para a qual trabalho se chama Candy (sim, para mim Candy é nome de stripper… Desculpe-me, presidente!).

candy trotamundos tatisato

Quando comentei sobre essas minhas observações com uma amiga filipina, ela me disse:

“Eu tenho um amigo que tem quatro irmãos. Seu pai decidiu dar ao primeiro filho o nome de Uno”

Eu olhei para ela, abismada, e perguntei “Não me diga que o segundo se chama Dos, o terceiro Tres, o quarto Cuatro e o quinto Cinco” e ela começou a rir, enquanto acenava. OK. Acho que o nome Uno não seria tão ruim se não fosse acompanhado por todos os passos de salsa…

passos de salsa trotamundos tatisato

Juro que queria dizer que eu invento todas essas histórias, mas minha imaginação não é tão fértil assim. Quero dizer, ela é, mas o material que ela recebe permite que ela se desenvolva quase sem limites… Ainda bem que meus pais gostavam de nomes normais comuns porque acho que teria mudado de nome há muito tempo… Se bem que Baby Consuelo tampouco pode ser considerado normal. É, acho que encontrei a Baby por aqui e não vou deixá-la de canto…

PS: Em nenhum momento espero que influenciar algum futuro pai a colocar esses nomes em seus filhos! Não! É um grande NO-NO! Por favor, não façam isso com suas crianças!

Creative Commons License
Trotamundos by Tati Sato is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at https://tatisatotrotamundos.com/

Anúncios

2 comentários sobre “Nomes Estranhos… Gente Esquisita?

  1. 🙂 E facto a realidade consegue sempre ser mais caricata que a ficcao! Eu tenho um problema com nomes. Nome pequeno nao me conformo. Tem que ter nome proprio ( que tal como uma tatuagem, na minha mente complexa tem que ter um significado, uma historia por detras) e depois os aplidos (sim, mas sem cair num Portugues barroco “de” e “e”) Dai ambos os meus meninos acabarem com cinco parcelas (que como vim a experenciar com o meu nome deu problemas com o SSS aqui desta terra).Facto incomum aqui onde normalmente pessoas sao esperadas terem apenas 3 nomes. Sei que um dia, quando tiverem na escola eles me iram odiar por ter que preencher as fichas incansavelmente, mas ate la … ❤

  2. Bom, já comentamos que o problema são os asiáticos…rs Mas aqui na China o pior é que eles ainda explicam que é por causa do som, que acham bonito o som… Já tive uma manicure Wednesday! Apple e Raibown parecem o nosso famoso ‘da Silva’. E assim vai… Temos que agilizar nosso projeto…rs Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s