Faz um tempo que estou paquerando o wordpress.com. As escolhas de temas e cores pareciam muito mais atrativas que o do meu antigo blog. O problema seriam as configurações e o fato de que o wordpress parecia um pouco mais complicado de se trabalhar que o antigo. Bem, como o novo ano começou, talvez tenha chegado a hora de tentar…
Bom, mais um ano se inicia… E esse ano começou, para mim, em Paraty, com algumas das minhas melhores amigas no mundo inteiro, a Sabrina Sousa e a Joice Oliveira. Depois de uma jornada de mais de 15 horas, cinco ônibus (inclusive um de linha) e dois taxis, chegamos à charmosa cidade que fica ao sul do estado do Rio de Janeiro.
Principal porto da era colonial brasileira, Paraty é uma cidade que conserva a arquitetura e o charme da época. Suas ruas, pavimentadas com pedras irregulares (que dificultam a caminhada para alguém como eu! Hehe), abrigam casas coloniais que foram transformadas em pousadas, restaurantes e lojas para os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente. Um belo retrato do Brasil Colônia, Paraty é o retrato de uma parte da nossa rica história.
Ficamos em uma pousada bem próxima ao Centro Histórico. Porque chegamos quase à meia-noite, não encontramos nenhum restaurante aberto e acabamos jantando em uma lanchonete de comida rápida na avenida principal. Como compramos o bilhete de volta para o dia 01 de janeiro, às 13:15h, nos restava pouco mais de 36 horas para explorar a cidade e a praia. Afinal, além da sua rica arquitetura que nos remete ao passado, a cidade também tem praia (embora não seja bonita, a Praia do Pontal é de fácil acesso: fica a 800m do centro!). Se tivesse salas de cinema modernas, a cidade seria perfeita! Haha!
Passamos o único dia que tínhamos na praia, comendo peixe e batata frita, tomando cerveja e Guaraná Antártica. Afinal, o gosto brasileiro, para quem mora fora do país, é algo especial e deve sim ser degustado! 😉 Tomamos sol, cerveja e conversamos muito. Afinal, fazia muito tempo que não nos víamos.
- Até o cachorro em Paraty conhece a boa-vida!
- Fritas e peixe… Claro, com Guaraná Antártica!
É uma experiência muito rica ver o Brasil com os olhos de uma turista expatriada. De repente, através dos olhos que se acostumaram a ver belezas ao redor do mundo, a nossa própria história parece rica e bela. Paraty é um destino que fica bem próximo a São Paulo e vale a pena ser visitado. Para mim, dividir essa experiência, durante a passagem de 2012 para 2013, com duas das minhas melhores amigas, com duas das minhas “esposas” foi algo muito especial. Amo muito vocês, meninas! ❤
Se tivéssemos tempo, exploraríamos a região de Trindade, com suas belas praias e cachoeiras. Infelizmente, nosso roteiro não permitiu que visitássemos todos os lugares que tínhamos vontade. Paciência, fica para a próxima!

Capela de Nossa Senhora das Dores, Capela de Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora dos Remedios (à noite), os fogos durante o Ano Novo e as ruas históricas de Paraty… E, claro, nós três!!! =)
Pousada Casa da Colônia: muito bem localizada, a pousada fica em um casarão colonial que mantém todas as características da época. O preço inclui o café da manhã e o atendimento foi ótimo (embora acredite que eles não falem inglês, o que é um ponto negativo para os turistas estrangeiros). Vale a pena!
Trotamundos by Tati Sato is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at https://tatisatotrotamundos.wordpress.com/